Hipoclorito de Sódio

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


 

Hipoclorito de Sódio


  • O hipoclorito de sódio é o desinfetante mais amplamente utilizado é o componente ativo dos desinfetantes domésticos como a água sanitária. Apresenta ação rápida e baixo custo. É um alvejante usado no clareamento de roupas (água de lavadeira). É usado no tratamento de piscinas. Sendo agente anti-séptico, é usado na limpeza de casas, hospitais, etc. É uma importante arma doméstica contra os microrganismos. Em quantidades apropriadas é utilizado na desinfecção da água potável. Em pequenas quantidades pode ser adicionado à água para lavagem de vegetais.
  • Com 1 litro de hipoclorito de sódio você faz 4 litros de água sanitária.
  • Fórmula prática para água sanitária
Ingredientes para 4 litros:
- 1 litro de hipoclorito de sódio
- 3 litros de água potável
- 15 gramas (1 colher sopa cheia) de carbonato de sódio
- 10 ml de soda cáustica líquida (hidróxido de sódio 50%) - opcional
Modo de preparo:
- Colocar os 3 litros de água num balde plástico, juntar 1 litro de hipoclorito de sódio e acrescentar o carbonato de sódio, e se desejar, os 10 ml de soda cáustica líquida, para maior eficiência e poder de limpeza da água sanitária. Mexer bem a mistura e deixar descansar de 6 a 12 horas antes de embalar. Rotular e armazenar adequadamente.
  • Ação do Hipoclorito de Sódio
    100 ppm (0,01 %) elimina fungos em menos de 1 hora;
    200 ppm (0,02 %) elimina 25 tipos diferentes de vírus em menos de 10 minutos;
    O hipoclorito de sódio é utilizado na desinfecção de água e de superfícies. Possui ação germicida, virucida e desodorizante. É relativamente pouco irritante e pouco tóxico quando comparado com produtos contendo fenol ou formol, e é de baixo custo. Apresenta como desvantagem o odor forte e característico, a ação descolorante e ação corrosiva sobre mentais. 
    O hipoclorito de sódio é bastante instável e inativado na presença de matéria orgânica, para o uso na desinfecção é preciso proceder à remoção física dos detritos ou fluídos orgânicos (carga orgânica), antes de passar o hipoclorito de sódio nas superfícies ou imergir o material na solução desinfetante.
  • Dicas de uso para hipoclorito de sódio
    Para branquear roupas, toalhas e panos: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em cada 20 litros de água. Deixe a roupa de molho nessa solução por 30 minutos. Então, inicie a lavagem no tanque ou máquina.
    Para eliminar manchas de roupas, toalhas e panos: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe a roupa inteira molhada nesta solução durante 5 a 15 minutos depois enxágüe.
    Bolor em tecidos brancos ou claros: O bolor depois de estabelecido é muito difícil de retirar sem deixar vestígios. As roupas de algodão ou linho (brancos), deverão ser mergulhados numa mistura de 50 ml de hipoclorito de sódio para 1 litro de água (adicionar 20g de açúcar para fixar cores). Deixe a peça de molho por 5 a 10 minutos e observe, deixe por mais tempo se necessário. Lavar em seguida e enxaguar bem. Para manchas menores pode ser usado menos hipoclorito e deixar menos tempo.  Atenção: O hipoclorito de sódio é um agente forte e corrosivo, quanto mais diluído, menos agride a peça. Esta dica é para quando outras tentativas falharam, use com cautela.
    Azulejos, pisos e revestimentos cerâmicos: Para fazer a desinfecção e remoção de manchas. Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Aplique a solução e deixe por 10 minutos, depois esfregue usando a mesma solução e enxágüe com água limpa.
    Banheiros, banheiras, lavabos, pias e ralos: É recomendável despejar freqüentemente um pouco da solução preparada com 1 parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água, deixar agir por 15 minutos.
    Limpeza de ladrilhos: Para limpar entre os ladrilhos usa-se uma velha escova de dente molhada em numa mistura de 1 parte de hipoclorito de sódio e 5 partes de água.
    Parede mofada: Para eliminar o mofo numa parede basta lavar muito bem a área mofada com uma mistura de 1 parte de hipoclorito de sódio e 5 partes de água, depois enxaguar com um pano úmido em água limpa e deixar secar. Espere algumas semanas se o mofo retornar, repita a operação.
    Tijolos aparentes: Se você tem em sua casa tijolos aparentes que através dos anos ficaram sujos e cheios de limo, saiba que pode limpa-los com uma mistura de 1 partes de hipoclorito de sódio e 9 partes de água, e uma boa vassoura de piaçava. Molhe a vassoura e esfregue bem a área em questão, enxágüe com água limpa e deixe secar.
    Lixeiras de plástico: Lavar semanalmente, encha a lixeira com a solução preparada com 50 ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois mexa a solução e descarte. NÃO usar em recipientes metálicos.
    Canis e viveiros: Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe agir por 10 minutos e enxágüe em seguida.
    Limpeza de frutas e legumes não cozidos: Lave as frutas, legumes e verduras em água limpa, retirando a sujeira. Mergulhe por 30 minutos em uma solução de uma colher (chá) de hipoclorito de sódio para cada litro de água limpa, em vasilhame não metálico, lavar novamente com água limpa e guardar os alimentos limpos em local adequado.
    Utensílios de cozinha: Utensílios de plástico (bacias, tábuas de carne, etc...) Limpe os utensílios com uma solução de 50ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois enxágüe com bastante água. Esta solução também pode ser usada para eliminar odores de panelas e pratos. Nunca deixe utensílios metálicos de molho.
    Para prevenção de mosquito da dengue: Coloque uma colher (sopa) em cada 10 litros de água e despeje nos locais que reservam água parada.
  • Tratamento da água para consumo
    Água de caixa: Usar 1 copinho de cafezinho (45mL) de hipoclorito de sódio para 2.000 litros de água; Misturar e deixar agir por 30 minutos antes de consumir a água.
    Água para beber: Uma gota de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água limpa, mexer e esperar 30 minutos, antes de consumir. Não usar vasilhame metálico.
    Água de poço: Utilize de 20mL a 30mL de hipoclorito de sódio para cada 1.000 litros de água, repetir a operação de 15 em 15 dias.
  • Orientação para desinfecção de caixas de água
    Material necessário: Esponja, escova plástica, vassoura plástica, panos, balde, hipoclorito de sódio, mangueira com água e regador.
    Elimine totalmente a água do reservatório;
    Tampe as saídas para que os resíduos não escoem pelos canos;
    Diluir 50 ml de hipoclorito de sódio 12% em 20 litros de água e colocar no regador;
    Escoar a solução de hipoclorito de sódio diluído pelas paredes da caixa com auxílio do regador;
    Deixar em contato por 15 minutos;
    Proceder à remoção mecânica dos detritos acumulados nas paredes e no fundo do reservatório, escovando toda a parede interna da caixa com auxílio de uma escova (de cima para baixo). Atenção: para caixas construídas em amianto não usar escova, usar apenas uma esponja, pois a escovação mecânica poderá gerar resíduos de amianto que são tóxicos;
    Enxaguar bem a caixa d'água com água corrente (de cima para baixo);
    Esgotar toda água da caixa;
    Repetir 2 vezes a operação de enxágüe e esgotamento total;
    Deixar encher a caixa d'água;
    Adicionar 250 ml de hipoclorito de sódio para cada 1.000 L de água;
    Deixar em contato durante 2 horas;
    Esvaziar novamente o reservatório;
    Fazer novo enxágüe com água tratada e esgotar toda água d’caixa
    Encha-a e está pronto para o uso;
    Inspecionar as saídas do ladrão e do suspiro;
    Verificar a conservação interna das paredes da caixa d’água;
    Para terminar coloque a tampa.
    Atenção: Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa. Use apenas hipoclorito de sódio ou água sanitária.
  • Orientação para desinfecção de caixas de água de difícil acesso
    Para fazer a limpeza numa caixa d’água de difícil acesso  pode-se agir da seguinte forma:
    Encha a caixa com água e adicione 1 litro de hipoclorito de sódio para cada 1.000 litros de água;
    Deixe a mistura agindo de 4 a 6 horas; Não pode usar esta água.
    Depois esvazie completamente e volte a encher normalmente.



MAIS DICAS:
» Acetona
» Ácido Acético
» Ácido Bórico
» Ácido Clorídrico
» Aditivos em Alimentos
» Água para Uso em Laboratório
» Água Raz Mineral
» Álcool Etílico
» Benzina
» Bicarbonato de Sódio
» Bórax Cristal
» Breu
» Cânfora
» Carvão Ativo
» Cera de Abelha
» Cloreto de Magnésio
» Decapante
» Enxofre
» Essências Diversas
» Essência de Eucalipto
» Essência de Terebintina
» Éter Etílico
» Éter de Petróleo
» Glicerina Bidestilada
» Grafite em pó
» Hexano
» Hidróxido de Amônio (Amoníaco Líquido)
» Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica)
» Hipoclorito de Sódio
» Jardinagem
» Mercúrio: Um metal diferente
» Naftalina Bolas
» Odor de Peixe nas Mãos
» Óleo de Pinho
» Óleo de Rícino
» Óleo de Silicone
» Orientações para os consumidores de saneantes
» Parafina Sólida
» Pedra Hume (Cristal e Pó)
» Peróxido de Hidrogênio
» Produtos Químicos Incompatíveis
» Produtos para Tintas
» Querosene
» Sílica Gel
» Sulfato de Cobre
» Talco
» Tipos de Reagentes
» Tratamento para Água da Piscina
» Tratamento de Mourões
» Uréia
» Vaselina Líquida Especial
» Vaselina Líquida Industrial
» Vaselina Sólida
» Vaselina Sólida Especial
» Vaselina Sólida Farmacêutica

0 comentários: